Lógica do OSRista Moderno Médio (E link com a tradução da História do OSR pelo OSR Simulacrum. )
Textozinho comédia sobre os entusiastas do hobby que amam OSR, mas odeiam tudo que D&D representa, seguido do link para um excelente texto para contextualizar :
Lógica do OSRista Moderno Médio.
"Eu odeio carro como meio de transporte. Não gosto que tem quatro rodas, não gosto que usa volante, não gosto do cinto de segurança, não gosto que usa porta, nem para-brisa. Acho tudo péssimo.
Então, o que eu vou fazer? Vou entrar em uma comunidade de apreciadores de carros e vou dizer tudo isso. Eu vou insistir nisso, vou chamar meus amigos que concordam comigo para essa comunidade para reforçar o meu ponto. Vou viver nos chats implicando com toda a história do veículo desde sua origem, culpar seus inventores e construtores sobre tudo que considero errado sobre carros.
Mas em alguns momentos eu vou falar sobre as qualidades também, mas de maneira abstrata, sendo vago. Vou falar só sobre coisas que eu poderia alcançar usando qualquer outro tipo de meio de transporte. Tipo como ele me leva rápido do ponto A pro B, que existem modelos diferentes para escolher, que alguns são mais simples de dirigir do que outros e etc.
Vou inventar novos conceitos que seriam super divertidos mas que não tem a menor condição de se ter em um carro. Vou querer colocar churrasqueira acesa nele. Vou querer que tenha também uma máquina de sorvete do lado e ainda prometer que tudo vai funcionar perfeitamente.
De resto, vou pregar que "carro" é um conceito velho e antiquado, que devemos abandonar todas as peças que o definem e que me incomodam. O formato, suas funções, seu propósito. Vou militar que carro deveria ser triciclo, que não tenha motor, deva ser pedalado para se locomover, não ter quatro rodas e vou questionar até se precisa de rodas, afinal.
Mesmo depois de todas essas mudanças, vou insistir que ele deva continuar a ser chamado de carro, pois o que importa de verdade é que ele me leve do ponto A pro B, que seja veloz e assim por diante.
E se alguém me questionar, reclamar que eu estou criando problema, ou no lugar errado para falar da minha invenção, vou chamar de velho, bobo e feio."
Aproveite para ver mais sobre a história do carr... digo, OSR com o texto fundamental para se entender a diferença entre OSR e seus derivados. Um trabalho excelente do OSR Simulacrum, agora traduzido: https://dustdigger.blogspot.com/2024/10/um-olhar-historico-sobre-o-osr-parte-v.html
Aproveite para ver mais sobre a história do carr... digo, OSR com o texto fundamental para se entender a diferença entre OSR e seus derivados. Um trabalho excelente do OSR Simulacrum, agora traduzido: https://dustdigger.blogspot.com/2024/10/um-olhar-historico-sobre-o-osr-parte-v.html
Me identifiquei, em parte, com o crítico do "carro". Não gosto dele. Faço parte de grupos sobre ele. Mas não chamo "bonde" pra me ajudar na crítica. Gosto de "trem" e, na sua ausência, ando de "ônibus". Mas os debates de dirigibilidade são interessantes.
ResponderExcluirDesde que a estrada seja bem pavimentada, sinalizadas e tenha vias para todos transitarem e chegarem a seus destinos sem nenhum transtorno, não vejo problemas.
Excluir