13 perguntas que você já fez sobre procedimentos e regras Oldschool e o AD&D1e já respondeu a mais de 40 anos.
Praticamente todo dia eu pego meu café de manhã e vou me distrair um pouco vendo as dúvidas do RPGista no meu circo predileto online e me deparo com alguma dúvida sobre alguma situação que acontece no jogo e os mestres não sabem o que fazer. Geralmente são perguntas até razoáveis, mas que costuma vir de alguém que não lê os sistemas ou leu apenas o mais básico do basic (trocadilhos) e que preferem perguntar online e aprender em fragmentos pela internet, muitas vezes com os piores professores, do que ter o trabalho de ler o livro, pois seria muito "arcaico" para seus gostos modernos.
Por esse motivo resolvi fazer esse exercício e citar 13 exemplos (mas que vão muito além disso) de perguntas comuns que aparecem mas que o AD&D já respondeu a décadas:
1- Se meu Magic User quiser castar magia em melee, ele pode?
Sim, ele pode. Faz sentido poder. Mas se ele vai conseguir, aí é outra história. Vai depender da iniciativa em conjunto com, pasme, velocidade de ataque do agressor. Isso está coberto pelas regras de speedfactor da arma, uma regra que muita gente tem medo, mas que não pararam para entender ela (que é diferente da versão da 2e.) Basicamente é comparado a iniciativa rolada nos dados, com o segmento que a magia vai gastar, com a velocidade da arma em questão. Se o atacante vencer, ele ataca antes e o MU perde a magia, se ele perder, a magia é castada. Se empata, ambos tem seu efeito. Quer saber mais? Pag. 66 do DMG.
2- Meu clérigo não quer ficar gastando comprando água benta, ele não pode fazer?
Sim, ele pode fazer. Em várias quantidades. O livro oferece opções de material, tempo, quantidade que produz, magias necessárias para produção e etc. Fique à vontade para se banhar na glória hidratante. Pág, 114 do DMG. E ainda tem regras sobre efeito de água benta em locais profanados e indica que água benta pode até ajudar na cura de doenças e venenos. Cadê seu Deus do basic agora?
3- Eu estou usando armadura de placas, não faz sentido o goblin com uma adaga me acertar fácil assim, faz?
Depende, o combate é algo abstrato, então em tese não é impossível, mas sobre ser difícil ou fácil, AD&D1e tem a solução. É disposto na lista de equipamentos (PHB pag. 38) o modificador especial para a arma dependendo no tipo de armadura que ela atinge. Não precisa decorar, só ter a tabela em mãos. (lembrando, monstros não são suscetíveis a esse tipo de modificador. a não ser que estejam usando armadura)
4- Nossa, eu quero fazer poção, mas não sei como é, as regras não cobrem.
AD&D1e cobre sim, filhote. Pag. 116 DMG. E ainda cobre venenos. Fala sobre o nível necessário do conjurador, auxílio de quem ele precisa para fazer, quais materiais são necessários para preparar um laboratório e o valor para tal. Além do custo da poção. Ainda te dá um sistema simples de calculo de custo sem ter que se dedicar a fazer várias fórmulas diferentes para cada poção individual.
5- E doenças? Nunca acho lugar nenhum que explica isso direito, só fala que o monstro deixa doente.
Maravilha, vai na pág. 13 do DMG que tem lá diversas formas crueis de infectar seus personagens. É uma coisa linda de ver. Tem chances de contrair doença, qual tipo de doença, em quanto tempo ela age e qual a severidade. Você não vai precisar de mais nada. Quer licantropia? tem uma página inteira sobre isso. Pag. 22 DMG. Quer transtorno mental? Pag. 83 DMG. Fique à vontade, tem muito mais, basta procurar.
6- Sempre tive dúvidas sobre comprimento, peso e alcance de armas, isso não afeta o combate? E o tamanho dos monstros?
Sim, afeta e muito. E não há rulings que baste para decidir isso toda hora. Por isso a mesma tabelinha da pág. 38 do PHB cobre isso de forma rápida. Basta consultar. Cobre também o dano da arma dependendo do tamanho do monstro. Além das regras de speedfactor da arma na pág. 66 DMG e de posicionamento (em grid, não teatro da mente) da pág. 69 DMG. Você sabia que uma arma longa de duas mãos não permite mais do que um personagem na linha de ataque? Agora sabe. Sabia que o escudo só pode ser usado para quem está na linha de frente e à esquerda do combatente? Agora sabe.
7- Se eu atacar desarmado, quiser agarrar o monstro, dar um balão nele, me embolar com ele no chão, como faço? E se ele for maior ou menor do que eu?
Primeiro, cada um com seus fetiches, não julgo. Segundo, DMG te cobre nessa (trocadilhos de novo). Na pág. 72 do DMG nós temos o glorioso combate desarmado, que é uma mecânica especial de combate envolvendo todo o tipo de pegação que seu coração permitir. Lá a força influencia, assim como o tamanho do combatente, que armadura usa, dentre outras coisas. Lembrando, é um sistema complexo, mas que pode ser extremamente útil naquela briga de bar, naquele torneio de arena e etc. Basta usar quando necessário.
8- E se meu personagem abusar de substâncias tóxicas, como vou saber o efeito nos meus atributos, saúde e moral? (E se meu personagem quiser os serviços de uma massagista nesse meio tempo?)
Não tema, na pág. 82 do DMG tem uma tabelinha filé que cobre tudo isso. Sobre a "massagista", tem uma tabelinha bem maneira também no DMG, mas essa eu vou deixar você procurar ou perguntar para os puritanos de mesa alheia. Certamente sabem aonde está.
9- Nossa, meu grupo decidiu explorar os ermos e acharam uma caverna cheia de kobolds, mas eles já estão em nível avançado. Mesmo assim decidiram limpar o lugar para "farmar xp" perdemos parte da sessão em uma coisa banal e agora não acho justo dar todo o xp para eles, o que faço?
Não tema, jogador querer abusar do sistema para tirar vantagens sem risco ou esforço é algo dos primórdios do hobby. Mas o DMG tem a solução. Se você for na pag. 84, vai ver lá como fazer para ajustar valores de xp por desafio. Em situações que os jogadores quiserem abusar de desafios ultrapassados, basta ajustar. Eles vão ter uma surpresa. Quando enfrentarem um desafio muito superior à capacidade dos personagens, também há ajuste para cima na recompensa, então todo mundo pode sair ganhando. Basta investir um tempinho para aprender o processo. Nesse mesmo capítulo tem procedimentos sobre como dividir o xp para o grupo, pode ser esclarecedor.
10- Ain, alinhamento é tão bobo, não tem nem porquê aplicar isso no jogo. Será que devo?
Sim, deve. Alinhamento não é bobagem. Bobagem é o que falam sobre alinhamento nas redes sem ler a fundamentação por trás da mecânica. Sim, mecânica. Alinhamento não se trata de moralismo cristão (apesar da inspiração estar ali), mas sim de aplicação de conceitos abstratos em elementos práticos de jogo. Dê uma boa lida na pág. 23 do DMG. Releia se necessário. Depois confira como isso se aplica nas classes, nas magias e até no uso de itens. Faz parte do jogo. Nada te impede em adaptar a interpretação de alinhamento (depois de entender do que se trata, obviamente) para a sua realidade. Mas não ignore essa mecânica, pois cedo ou tarde ela volta e te morde na sua bunda "ficcional".
Mais 3 dúvidas extras só para dar sorte:
11- Meu grupo está acumulando muito ouro (ou tesouro mágico) e não tem aonde gastar, o que fazer?
O jogo avançado propicia uma variedade de formas úteis de conseguir e gastar ouro sem necessariamente se aventurar. Alguns exemplos são. Vender (ou comprar) items mágicos (do lado de cada item nas tabelas na sessão sobre tesouros a partir da pag.120 do DMG tem o seu valor em ouro)
Na pág. 86 há toda uma mecânica sobre quando, como e quanto custa para se adquirir níveis, isso vai manter o cofre dos jogadores vazios nos primeiros níveis. Além do custo mensal para manter o estilo de vida e manutenção dos equipamentos dos aventureiros na pág.25. Isso sem falar no custo para conseguir novas magias, criar items (poções e etc como já citado) e o valor de compra e manutenção dos equipamentos para contratados. Pag. 28. Não falta despesas nesse mundo avançado de aventuras. Tudo para manter os jogadores sempre interessados em se aventurar e não ficar de roleplay na taverna.
12- Infravisão é realmente necessário? Eu não gosto dos personagens vendo no escuro.
Necessário não é pros personagens dos jogadores. Mas não interfere negativamente em nada caso queira usar. Só seja educado e leia a pág. 59 do DMG e a pag. 102 do PHB para entender do que realmente se trata essa característica. Infravisão não é enxergar no escuro, possui diversas limitações, desvantagens e algumas vantagens também. Mas não quebram o jogo. Aproveite e também leia sobre ultravisão para se educar ainda mais, além de ver como elas se aplicam nas raças e especialmente nas habilidades das classes (ladrão, assassino). em suas respectivas seções do livro. (Logo no início de ambos PHB e DMG)
13- Como faço para saber se um material resiste o meu ataque ou se o item vai resistir a um ataque?
Isso se resolve de forma simples utilizando a tabelinha maravilhosa de salvaguarda da resistência dos materiais e do tipo impacto a que se é submetido, que se encontra na pág.80 do DMG. Com isso fica muito mais fácil de definir se aquele item mágico frágil resistiu ou não à falha de save do jogador na baforada do dragão.
Esses exemplos não são nada definitivos. É apenas uma minúscula parcela de dúvidas que aparecem todos os dias na internet. Há uma miríade de situações complexas que aparecem nas mesas e os mestres não sabem como lidar pois usam sistemas muito simplificados ou nem se deram ao trabalho de lê-los em primeiro lugar. Logo, faça um favor a si mesmo e busque referências decentes. Leia os livros. Consulte eles sempre quando necessário, ignore quem é anti leitura e/ou só querem aplicar conceitos filosóficos abstratos em mesa, sem uma referência testada e aplicável. Mire nos grandes.
E sempre é bom lembrar. O AD&D1e não vai responder todas as dúvidas, ele é um sistema bastante completo, resolve muitos problemas que surgiram em mesa por anos e anos de observações e testes, mas não vai ser a resposta definitiva para tudo. É necessário entender isso antes de criar expectativas. O que o sistema faz é dar ferramentas para os maiores problemas e dar possibilidade do Mestre adotar, excluir e adaptar as regras apresentadas para a sua própria mesa, Nisso o jogo brilha forte.
Pode dar um pouco de trabalho inicialmente, mas vale à pena perder tempo com AD&D1e. Ele é seu melhor amigo para te orientar nos momentos de dúvida na jogatina.
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