Sistema: Seven Voyages of Zylarthen (SVoZ)

 

Seven Voyages of Zylarthen reinventa  o DnD de 1974 de maneira original. O jogo faz mudanças sutis mas significativas nas regras, trazendo consigo diversos reajustes que se complementam em um novo jogo que é coerente, fazendo de si uma curiosa versão do ODnD. 

"É menos pseudo-medieval de cavaleiros e magos e mais uma combinação de histórias orientais ao estilo de Sindbad, contos de fadas vitorianos, com uma boa dose de mitologia grega e uma sensibilidade de espadas e sandálias." -Gabor Lux.

 Zylarthen respeita o trabalho original enquanto aborda com cuidado questões que muitos entusiastas não consideram coerentes do jogo original. As mudanças nas regras são, em geral, consideradas melhorias (a classe de ladrão, por exemplo). A arte, advinda de obras de domínio público e feita por  um único artista, mantém uma coesão estética rara de se ver. 

Zylarthen vai além  do típico clone ou derivado do original ( Little Brown Books).  A escrita te deixa intrigado, com  referências sutis ao mundo implícito.  É um jogo com personalidade e cheio de ideias originais.

Old-school no melhor sentido. Em vez de simplesmente replicar o passado, ele se inspira em seu espírito e o remodela em algo novo e que continua sendo um ótimo jogo de DnD.

Seven Voyages of Zylarthen é um dos sistemas que mais me chama atenção e que ainda não joguei. É coisa rara, excepcional e que deveria ter mais destaque. 

Abaixo um excelente review muito bem detalhado do sistema, vale muito a pena a leitura. Por Gabor Lux (autor de Xyntillan)

https://beyondfomalhaut.blogspot.com/2022/01/review-seven-voyages-of-zylarthen.html

https://www.drivethrurpg.com/en/product/224895/seven-voyages-of-zylarthen-electronic-edition

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comentário: Fundamentos No Artpunk e como isso não vai estragar seu jeitinho punk de ser. (fora do jogo)

Sistema: OSRIC (Old School Reference and Index Compendium)

Considerações na hora de montar uma mesa de RPG