Sistema: Empire of the Petal Throne (Tekumel)

 

Empire of the Petal Throne é um jogo de RPG de fantasia criado por M. A. R. Barker, baseado em seu universo fictício Tékumel. Ele foi autopublicado em 1974 e, em seguida, publicado pela TSR, Inc. em 1975. 

Foi um dos primeiros jogos de RPG de mesa, junto com D&D, e foi o primeiro cenário de RPG publicado. Ao longo dos 30 anos seguintes, vários novos jogos foram lançados com base no cenário de Tékumel e o jogo às vezes é classificado como fantasia científica ou, como ficção científica.

Foi o primeiro que  introduziu o conceito de acertos críticos com um dado de 20 lados. [citação necessária] Usando essas regras, um jogador que tirar um 20 em um dado de 20 lados causa o dobro do dano normal, e um 20 seguido por um 19 ou 20 conta como um golpe fatal. De acordo com M. A. R. Barker, 'isso simula o 'golpe de sorte' em um órgão vital'

Empire of the Petal Throne influenciou Dave Arneson e Gary Gygax, que ficaram impressionados com o jogo. Barker fez sua estreia no design de jogos comerciais na TSR, Inc., os editores de D&D, com o lançamento da caixa do jogo Empire of the Petal Throne em 1975. A TSR publicou o jogo e o cenário de Barker como um jogo independente, e não como um 'suplemento' às regras originais de D&D.

O jogo  inclui regras para geração de personagens, magia, monstros, aventuras, sociedades e línguas.

É  baseado em Classes e Níveis com apenas três profissões para personagens: Guerreiro, Sacerdote ou Mago. Todos são Humanos e eles têm um Alinhamento que  pode ser Bom ou Mau—não existe Neutro—e reflete sua lealdade aos Tlomitlányal ou aos Tlokiriqáluyal.

Um personagem possui seis talentos ou atributos: Força, Inteligência, Constituição, Habilidade Psíquica, Destreza e Graça. Esses atributos são rolados como percentuais em ordem e conforme o personagem sobe de Nível, ele pode melhorar seus atributos. 

Além disso, um personagem tem dois tipos de habilidades, como perfumista, escravizador ou orador. Essas habilidades são agrupadas em Plebeias, Qualificadas e Nobres, e o jogador simplesmente rola para determinar quantas seu personagem conhece. Os resultados podem ser bem aleatórios, mas o jogador escolhe quais são. As Habilidades Profissionais são roladas e selecionadas de maneira semelhante. Assim como em D&D, os personagens em têm Pontos de Vida, que são determinados pelo mesmo dado para cada profissão: o d6.

Texto retirado e traduzido com chatgpt, do wikipedia, da página de venda do jogo no dtrpg e do review a seguir:

https://rlyehreviews.blogspot.com/2017/11/an-original-rpg.html

https://www.drivethrurpg.com/en/product/2060/tekumel-empire-of-the-petal-throne-tsr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comentário: Fundamentos No Artpunk e como isso não vai estragar seu jeitinho punk de ser. (fora do jogo)

Sistema: OSRIC (Old School Reference and Index Compendium)

Considerações na hora de montar uma mesa de RPG