Sistema: Helvéczia (D20)


 Helvéczia é um sistema D20 (baseado em 3e) e OSR adjacente (DCC), visto pelas lentes dos contos de fadas e aventuras históricas, ambientado em uma fantástica versão da Europa (Suíça especialmente) do final do século XVII, carregado de referências locais. O sistema segue os princípios do D&D Oldschool, utilizando mecânicas familiares como os 6 atributos, classes, nacionalidades (substituindo raças), habilidades, três salvaguardas e uma progressão de níveis que vai apenas do 1 ao 6, mantendo o tom não super-heroico do jogo.

O jogo adapta o conceito de raças para nacionalidade e etnia ( Alemão, Espanhol, Húngaro), com classes principais e tradicionais ajustadas ao contexto da época: O Soldado, um especialista em combate e duelos; O Estudioso, um intelectual com conhecimento oculto do místico; O Padre, um representante da fé capaz até de realizar milagres; e o Vagabundo, mestre da trapaça, subterfúgio e persuasão. A criação de personagens é rápida e eficaz.

Mas pode-se dizer que a grande diferença de Helvéczia está no seu contexto, pois explora uma tradição fantástica bem diferente da usual. Baseada na Europa Central, com influências das histórias picarescas dos séculos XVI e XVII, seus protagonistas são caçadores de fortuna e com moral duvidosa. Vigaristas, mulheres que desafiam convenções sociais e uma multidão de vagabundos e oportunistas, figuras típicas de romances como Dom Quixote e Os Três Mosqueteiros. Os jogadores interpretam aventureiros errantes que vivem em um mundo de duelos, charlatanismo, conflitos religiosos, conspirações secretas e misticismo.

O sistema de jogo mantém uma abordagem rápida e letal, especialmente em combate, que remete aos duelos cinematográficos e históricos. Em vez de um sistema complexo de habilidades, Helvéczia utiliza testes simples de atributo e perícias, além de uma mecânica única como o uso de um baralho de cartas e até da bíblia cristã (!) para influenciar eventos do jogo e modificar o destino dos personagens. Também há regras para viagens e exploração, tornando encontros aleatórios, condições climáticas e perigos um elemento importante da experiência.

Os feitiços em Helvéczia não segue os moldes tradicionais da fantasia medieval de D&D, sendo baseados nas crenças populares do folclore europeu. Existem duas formas principais: Os Milagres, memorizados por padres em locais sagrados, como igreja e pontos de oração; e Feitiçaria, envolta em rituais ocultos com possíveis consequências perigosas. Magia é proibida e temida – bruxos podem acabar perseguidos pela Inquisição. E Criaturas sobrenaturais, como demônios, espíritos e monstros do folclore suíço, também fazem parte do mundo.

A narrativa segue um estilo livre e picaresco, onde os jogadores podem se envolver em grandes aventuras e pequenos esquemas do dia a dia. Há tabelas para eventos inesperados e desafios variados. Os personagens podem se ver em situações como duelos contra espadachins imorais, fugas da Inquisição, resgates de nobres sequestrados ou se metendo em investigações que desembocam em cultos demoníacos.

O cenário é inspirado na Suíça do século XVII e mistura locais históricos e fictícios. As típicas regiões do jogo incluem cidades mercantis, vilarejos remotos, montanhas afastadas e abadias desoladas. A sociedade é marcada por conflitos entre diferentes facções, como a Igreja e a Inquisição, bandoleiros e mercenários, sociedades secretas e a nobreza inescrupulosa e manipuladora.

O bestiário possui tanto inimigos históricos quanto criaturas clássicas do folclore europeu. Jogadores podem enfrentar mercenários, inquisidores, duelistas, ocultistas renegados e criaturas macabras como lobisomens e espíritos da floresta.

A progressão dos personagens ocorre de forma gradual com o auxílio da narrativa. Em vez de se tornarem super-heróis, os personagens evoluem dentro do mundo do jogo, podendo se tornar figuras lendárias, nobres ricos ou foragidos procurados pela Inquisição. A reputação e fama enriquecem a experiência de jogo, mostrando no dia a dia como as ações dos jogadores afetam a sua relação com o mundo e sua posição social.

Helvéczia se destaca no cenário OSR ao unir aventura, humor, ação e perigo, criando uma experiência original de capa e espada dentro do gênero de RPGs inspirados pelo D&D Oldschool. O sistema é leve (se comparado com o sistema ao qual se baseia), rápido e voltado para narrativas imprevisíveis, onde personagens podem ascender à glória, repleta de riquezas e influência ou terminar enforcados na praça da cidade.


https://www.drivethrurpg.com/en/product/374327/helveczia-picaresque-rpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você joga RPG errado?

É perder tempo jogar AD&D? (Sim, é. Mas com um twist.)

Curadoria do Rato para leituras do Dustdigger (será atualizado com o tempo)