Sistema: Lamentations of the Flame Princess (LotFP)
Difícil não falar bem dessa maravilha de jogo.
LotFP é um retroclone de B/X que faz de tudo pra inovar, sem desrespeitar a fonte:
-Veio em um período onde só existiam retroclones fieis, tanto em regras quanto em cenário e ambientação
-O cenário é Europa do século 17 e a ambientação é gore/weird/gonzo com o intuito de trazer às mesas as experiências de capas de discos de metal pesado e filmes trash dos anos 70/80. Muito dos haters parece não entender esse princípio básico do jogo (além de trazer dramas sem relação com o sistema pra pregar puritanismo no rpg de mesa)
De longe pra mim é o melhor B/X que há (eu sei, OSE existe, mas tirando a apresentação que realmente ajuda muito em mesa, nas regras não inova em nada e ainda copia muito mal ADnD e o próprio LotFP em seus suplementos).
LotFP traz novidade pro hobby em um período que era de muita nostalgia. Enquanto a maioria dos sistemas e módulos do OSR clássico focavam na fantasia clássica do appendix N (referencia de inspirações no AD&D) LotFP pegava suas inspirações no horror de Lovecraft, em bandas de metal (metal de verdade. Quem sabe, sabe.) e filmes gore da década de 70/80. Seu cenário é a Europa do Sec. 17, período de enorme tumulto e um dos piores registrados pela humanidade. (pestes, caça às bruxas, perseguição religiosa, inúmeras guerras, miséria, fome e muita superstição.) Seus módulos são inovadores (maioria lixo, mas inovam. Já alguns módulos são excelentes, mesmo que não sigam o padrão mecânico de módulos de D&D. Independente da qualidade, fazem a criatividade do mestre de jogo (Referee) fluir a mil com os maiores absurdos que fazem as beatas do hobby ouriçarem todas. Mas quem joga se diverte muito.
Algumas regras que se destacam no sistema em relação a outros retroclones de B/X, são:
- regras para armas de fogo trazem um foco mais voltado para a Era do Renascimento ou períodos históricos próximos, em que armas de fogo começavam a ser amplamente utilizadas. Entre as mecânicas mais interessantes estão a chance do tiro falhar, o tempo de recarga, o tipo de armas de época, como elas funcionam e são recarregadas o alto dano que ignora parte da armadura e o perigo de andar com pólvora por aí;
- As classes são as típicas do B/X, com algumas modificações nas salvaguardas e somente o guerreiro recebe bonus de ataque por nível. Não há restrição no uso de armas nem nas armaduras, qualquer classe pode usá-las. O sistema também opta por substituir o ladrão pelo especialista, além de ter elfos e afins (Mas não combinam com o cenário).
- Specialist Skills LotFP substitui o tradicional sistema de "porcentagem" para ladrões de B/X por um sistema unificado de d6, . Qualquer personagem pode tentar habilidades básicas (como escalar, ouvir, etc.), mas o Especialista (equivalente ao ladrão) é muito mais versátil, já que pode alocar pontos para melhorar suas chances em habilidades específicas. Essa mecânica de skills foi algo bem inovador e que é copiado até hoje por gente que não referencia a inspiração por medo de retaliação ou cara de pau.
- A magia em LotFP é propositalmente mais poderosa e imprevisível, refletindo o tom de horror. Algumas magias são perigosas tanto para o conjurador quanto para o mundo ao redor, como convocar criaturas lovecraftianas ou abrir portais para dimensões desconhecidas.
- O sistema de carregar equipamento enfatiza o realismo e a logística. Ele utiliza uma abordagem simplificada de encumbrance baseada em slots (certa quantidade ou tipo de itens ocupam espaços específicos), destacando a importância de gestão de peso e suprimentos em aventuras.
- Classe de armadura ascendente se inicia em 12 em vex do típico 10 ou 9 dos concorrentes. LotFP é conhecido por ser letal e implacável. Monstros e outros inimigos são mais difíceis de acertar. Tanto monstros quanto armadilhas são muitas vezes projetados para evitar confrontos diretos e forçar os jogadores a pensar criativamente para sobreviver.
Um ponto negativo, infelizmente, é a organização do livro. Enquanto dá de mil a zero no OSE e derivados no quesito regras e inovação, essas estão meio espalhadas pelo livro. Nada que algum leitor de 5e não consiga lidar com facilidade, mas para padrões de déficit de atenção atuais, pode incomodar alguns. (me incomoda)
Se você quer um jogo extremamente letal, com temática macabra, módulos bizarros e que são o real do metal para maiores de 18 anos, vai com coragem que LotFP não é para os fracos.
https://www.drivethrurpg.com/en/product/115059/lotfp-rules-magic-free-version
Comentários
Postar um comentário