Sistema: ODnD
Dungeons & Dragons Original (1974), de Gary Gygax e Dave Arneson, é a edição de estreia do primeiro jogo de RPG de mesa do mundo. Foi publicado em janeiro de 1974 e servia basicamente como uma expansão para o wargame Chainmail.
OD&D foi publicado como um conjunto em caixa contendo três livros em formato de digest: "Men & Magic" com 36 páginas, "Monsters & Treasure" com 40 páginas, e "The Underworld & Wilderness Adventures" com 36 páginas. Isso é, de certa forma, um Livro do Jogador, um Manual dos Monstros (com tesouros) e um Guia do Mestre, mas o D&D não se estabeleceria totalmente nesse conjunto padrão de livros até o lançamento do AD&D (1977-1979). Seis páginas de tabelas e gráficos acompanharam os livretos.
Há apenas três classes originalmente. O usuário de magia é basicamente o mago do Chainmail, com muitos dos mesmos feitiços, enquanto o man at arms inclui o herói e o super-herói do Chainmail como títulos de nível. A terceira classe é o clérigo, que pode ter sido uma inovação do jogo Blackmoor de Arneson. Notavelmente ausente está o ladrão, que seria introduzido mais tarde no mesmo ano.
OD&D tem um conjunto igualmente limitado de raças: anões, elfos e hobbits. Essas raças semi-humanas têm severas restrições de classe e também restrições de nível: só podem progredir até o 4º, 6º ou 8º nível em várias classes. Isso ocorreu porque Gygax queria que os humanos permanecessem a raça dominante no jogo, mas isso seria um problema para o jogo durante os anos 80. Com os suplementos, no entanto, outras mecânicas e elementos foram acrescentados, tornando o jogo mais dinâmico.
O que se destaca em ODnD para o estilo CAG, no entanto, são as aplicações do sistema central de mecânicas:
A seção de masmorras começa com um exemplo do que mais tarde seria chamado de megadungeon. Um diagrama mostra uma estrutura de seis níveis belamente detalhada, com múltiplos subníveis e vários meios de atravessá-los. É uma prévia do estilo de masmorras construídas pelos criadores do D&D em Blackmoor e Greyhawk.
Um "nível de amostra" próximo mostra o que uma masmorra típica poderia incluir. Contém monstros e armadilhas, mas seu elemento mais notável é provavelmente os desafios de mapeamento confusos, mostrando como a exploração era importante no jogo D&D inicial.
A seção de natureza fala sobre "terras inexploradas, cidades e castelos". Surpreendentemente, o jogo sugere usar o tabuleiro de Outdoor Survival da Avalon Hill (1972) para o jogo na natureza — demonstrando como o OD&D era apenas semi-profissional quando foi lançado originalmente. Aventuras na natureza não seriam um foco do jogo publicado até o lançamento do D&D Expert Set (1981), alguns anos depois.
OD&D oferece outro tropo para aventuras: governança. Contém regras extensas para construir castelos e governar a partir deles. Relatos de jogos de campanhas iniciais verificam que esse era um elemento importante dos jogos primordiais do hobby.
Com essas mecânicas percebe-se como a proposta do jogo envolvia uma longa progressão, começando explorando dungeons nos primeiros níveis, os ermos em níveis intermediários e conquistando reinos em níveis avançados.
(texto parcialmente retirado e traduzido pelo chatgpt da página original do jogo no drivethrurpg.) https://www.drivethrurpg.com/en/product/28306/od-d-dungeons-dragons-original-edition-0e
https://www.grey-elf.com/philotomy.pdf Regras da casa para ODnD referência até para os luminários OSR, feitas por Jason Cone.
https://save.vs.totalpartykill.ca/grab-bag/philotomy/
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