[Sistema] Mutant Future




Mutant Future é um jogo pós apocalíptico criado pelo mesmo autor de Labyrinth Lord, Daniel Proctor e Ryan Denison. Esse sistema é bastante curioso, pois utiliza a engine do B/X, mas inspirado e muito em outro sistema da TSR, o Gamma World (que por sua vez não entrou na OGL, por isso provavelmente a escolha do autor por usar o B/X)

Mutant Future (MF) parece saído direto de uma prateleira de HQ dos anos 80, mas com um layout mais moderno (pelo padrão dos anos 2010, pelo menos). Ele pega o melhor da vibe de Gamma World, mas sem copiar na cara dura. A galera por trás,  fez o que dava usando o que tinha sem quebrar nenhuma questão legal: pegou o jeitão, a loucura e a mutação do original e jogou num sistema familiar e simples, mas com uma identidade própria.

O livro é enxuto mas cobre tudo: regras para combates, viagens nos ermos, equipamentos bizarros, artefatos do mundo antigo (tesouros), monstros esquisitos (cada um com mutações aleatórias como os jogadores)... Tem tipo 50 páginas só de criaturas e nenhuma daquelas cópias de monstros clássicos (de Gamma World) sem colocar uma variação interessante. Mesmo assim, tem bicho suficiente pra ferrar qualquer grupo de aventureiros. 

É tudo compatível com Labyrinth Lord, o que já facilita muito se você  já joga algo OSR. Mas aqui não tem classe de mago ou ladrão. Você escolhe se quer ser um humano puro (vai lá, purão), mutante humano, animal mutante , planta ou andróide. Cada um vem com suas características próprias, inclusive mutações totalmente aleatórias que podem ser tanto benção quanto maldição, e isso é parte da graça. Ninguém começa com uma classe balanceada. Tem cara que vai começar com raio mental e pele de lagarto, outro vai ter cabeção e ser podrão. E tá tudo certo. 

Visualmente, o livro tem o típico desse tipo de OSR, artes preto-e-branco bem maneiras. Meio pulp, meio trash, estilo HQ que combina total com o clima de jogo. A capa colorida é meio zoada, parece um desenho animado dos anos 80/90. O Texto é claro, fácil de ler, e quase sem erro (que eu tenha percebido)

A parte de regras é direta e sem enrolação. Tem uns 20 páginas cobrindo o essencial: Rolagem de atributos 3d6 em ordem, sendo que sua constituição é que define quantos HDs você vai ter (Você não ganha HD por nível. Toda vez que evolui você rola aleatoriamente para ver se aumenta atributo, ganha alguma mutação e etc), combate físico e mental (O sistema de combate tem umas mudanças, tipo matriz mental de ataque, que é uma parada meio fora do padrão, mas combina com as maluquices mentais e poderes telepáticos do jogo. ), veneno (mais granular do que o "falhou no save morre", típico do B/X), radiação (que pode causar ainda mais mutações), saves e o básico pra sobreviver num mundo onde tudo tenta te matar. Tem até regra pra mercenário e consertar bugiganga antiga. A pegada é mais mostrar exemplos(diferente das regras secas de OSE, por exemplo) do que fechar tudo com regra pronta, o que deixa espaço pro mestre improvisar e adaptar do jeito que quiser.

O "Mutant Lord Lore" é a parte do livro em que o mestre tem umas dicas boas de como montar aventuras e o mundo em si. Ao contrário de Gamma World, que tem um cenário meio pré-pronto, aqui é você quem decide como é o mundo de jogo, só é necessário que seja um local destruído pela radiação, pós apocalíptico, que condiz com o tema das regras. Tem até um mapa hex com uns ganchos soltos e um covil para dar uma partida nas aventuras, bem no espírito OSR mesmo. E no final tem um capítulo só explicando como misturar Mutant Future com Labyrinth Lord, o que na real é quase automático.

O legal é que ele não tenta ser realista nem levar a sério esse papo de “e se o mundo acabasse?”. É mutante grotesco e ao mesmo cômico, é radiação te ferrando a cores em uma floresta densa e colorida, é planta assassina que solta laser que te volta ao estado primitivo anterior, é galinha com dois cérebros que prevê o futuro e discute consigo mesma e tudo isso nem é final de semana nesse mundo. O jogo é um playground sandbox pra quem curte esse tipo de caos criativo. E o mais maneiro é que ele não carrega tanto peso do passado como outros clones. Ele pode crescer por conta própria. Além de ter diversos suplementos 3rd party. (Uma pena que o autor não deu mais suporte ao sistema depois)

Se você curte aquele clima de fantasia científica pós-apocalíptica, com cara de HQ barata, Mutant Future é ouro. Um baita presente para quem curte jogar errado do jeito certo. Ainda sou cético nesse quesito, preciso conferir jogando, mas há quem diga ainda que apesar de ser B/X core, é bem possível jogar no estilo CAG, pois o sistema de  evolução não funciona bem como em D&D padrão, dando abertura para uma jogabilidade em níveis altos promissora. Abaixo segue o link para o livro no DTRPG (Tanto a versão gratuita sem arte, quanto a paga.)

https://www.drivethrurpg.com/en/product/86683/mutant-future-revised-edition

https://www.drivethrurpg.com/en/product/56282/mutant-future-revised-edition-no-art-version


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