Footprints Magazine




A Footprints Magazine é uma revista digital gratuita criada por fãs (com destaque para os editores Mike Stewart, Chris Gonnerman, John A. Turcotte,  Steve Yates e Travis Petersen) e publicada no site Dragonsfoot, um dos principais locais online para entusiastas do dnd clássico, especialmente o adnd1e. A revista começou a ser publicada em abril de 2004, com uma proposta de reunir conteúdo útil, criativo e compatível com jogos OSR clássico. Até a publicação desse post (16/07/2025),  25 edições da zine já foram publicadas, com a ultima sendo feita em dezembro de 2022. Todos os números estão disponíveis em PDF, completamente gratuito, e podem ser baixados no site, sem necessidade de cadastro.

O conteúdo da zine é extremamente variado, sempre mantendo foco no estilo clássico de jogo. Cada edição traz novos monstros, itens mágicos, magias, classes alternativas, NPCs prontos, módulos de aventura, mapas, armadilhas, tabelas aleatórias, variação de regras, quadrinhos e artigos de opinião, todos voltados para mestres e jogadores. O material, como toda zine oldschool que se preza, varia um pouco em qualidade, pois tudo é feito de maneira colaborativa pelos voluntários, mas em geral os textos são bem bacanas e facilmente utilizáveis em mesa. Vários conteúdos são compatíveis diretamente com adnd1e, mas também funcionam sem grandes problemas em sistemas como OSRIC, Labyrinth Lord, Swords & Wizardry, ou mesmo Basic D&D.

O estilo da zine segue os princípios do OSR clássico, tendo a criatividade, a liberdade do mestre alinhado à valorização das mecânicas do sistema,  a exploração e a letalidade como motes principais. Mas sem desqualificar o "rulings over rules" do quickprimer, que em tempos embrionários da OSR, não era tão desvirtuado como hoje (apesar de, durante os anos terem sido aplicado de forma cada vez mais desvirtuada como um todo).  É evidente seu uso nas sugestões e propostas contidas nos artigos. O visual da revista é simples, geralmente em preto e branco, com mapas feitos à mão e uma diagramação basicamente funcional, pensada tanto para ler em PDF quanto para imprimir em casa.

Algumas edições se destacam mais do que as outras em qualidade do conteúdo em si e é visível o maior cuidado com a produção durante os anos. A capa da ultima edição (25) por exemplo, é de encher os olhos (do beholder, inclusive). Infelizmente a revista não possui uma periodicidade fixa; as edições são lançadas conforme os fãs colaboradores produzem conteúdo suficiente e os editores conseguem compilar o material.

Pelo que notei nas páginas da zine, qualquer um pode submeter textos para publicação, contanto que o conteúdo seja original e compatível com a premissa da zine e com a licença em voga para os materiais de dnd ou sistemas abertos. Os autores são creditados nas edições, e o processo é gerenciado por voluntários da Dragonsfoot.

Comparando com outras revistas OSR mais famosinhas e gourmets, como a Knock! (mais moderna e visualmente sofisticada), ou a Carcass Crawler (zine oficial ultra power gourmet de OSE) a Footprints se mantém como um projeto comunitário, voltado para fãs que ainda jogam ou adaptam o D&D clássico, sem se preocupar demais com firulas visuais, financiamento coletivo e filtros moralistas que limitam qual autor seria digno  de publicação, baseando-se puramente em valores nada relacionados com o jogo em si. Footprints se destaca por oferecer um imenso volume de material útil, totalmente gratuito e com grande espírito de preservação e expansão da tradição clássica do dnd old school. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você joga RPG errado?

Curadoria do Rato para leituras do Dustdigger (será atualizado com o tempo)

É perder tempo jogar AD&D? (Sim, é. Mas com um twist.)