Como não tomar golpe online em produtos de RPG (especialmente OSR)

 



Quando eu comecei a me interessar por OSR (obrigado Raggi, LotFP e....gasp....amazon.br) eu não sabia bulhufas sobre o tema. Vi por acaso um livro vendendo e cai de ponta no buraco do coelho. Desde lá até aqui, depois de muitos anos de tropeços e caídas de cara no no meio fio youtuber, eu "acho" que cheguei em um  lugar que me sinto confortável em separar o joio do trigo (no que cabe a meu interesse). 

Eu sei, eu sei. Gosto pessoal é a desculpa universal. Assim como a tal da "o importante é se divertir". São ótimos argumentos. Pois, realmente, você consome o que gosta e ninguém tem nada a ver com isso. Justo. 

Porém, esse argumento é muito usado pra matar discussões realmente válidas sobre as nuances do RPG. O mercado está saturado de produtos. Muitos lindos e maravilhosos, mas poucos que realmente ficam bonitos para além da estante. Livros sem conteúdo, mas lindos ao toque e a olhares, produzem vídeos chamativos e belas fotos, mas um conteúdo  realmente útil pra RPG é mais raro do que parece. Quer uma prova? Pega aquele financiamento bacana com livro lindo que você comprou e me conta quantas vezes você usou ele de verdade? Quais livros da sua estante envergada e abarrotada você realmente usa no seu dia a dia de RPG? Seja sincero, porque ninguém liga de uma forma ou de outra. Você vai continuar comprando lixo bonito e eu vou continuar reclamando sozinho na internet. 

Enfim, depois de anos tomando golpe de youtuber, de guru OSR, de gente que não joga rpg mas adora falar disso na internet, eu tomei vergonha na cara e comecei a procurar, eu mesmo, nos confins da internet legal, o que diabos é um produto de rpg de qualidade (qualidade de conteúdo, não necessariamente de fetiche de contato). Tentei esmiuçar e manter só o essencial  pra que você mesmo consiga fazer essas escolhas sozinho, sem influência externa e guiada pelo seu próprio gosto. Segue abaixo a minha lista essencial de passos para não tomar golpe de RPG na net, especialmente no que cabe a OSR e derivados:

1 - Tenha clareza sobre o que você gosta de fato em RPG de mesa. 

Sim, o óbvio, saiba o que procura. Isso não é fácil, porque primeiro você precisa saber o que diabos você gosta. E uma dica, o que você gosta não é o que o carinha maneiro do youtube e podcast te fala que é bom, mas sim o que você experiencia jogando, na prática, com amigos (ou solo). A primeira dica é aquela coisa batida de olhar para dentro de si mesmo e procurar a verdade, gafanhoto. Dá seus pulo, entenda primeiro o que você gosta de verdade

2- Já sabe o que gosta? Então procure um estilo que te agrade, nomenclaturas são para isso. 

Agora que você já consegue definir os elementos que você gosta em RPG de mesa, de verdade, em jogo, não nos advertisings do instagram, é hora de ver qual estilo de RPG de mesa que te interessa. Viu? Para isso servem as nomenclaturas, para você conseguir identificar o que é legal e conseguir absorver cada um em separado para poder aplicar do melhor jeito em seu jogo. Isso não é fácil de fazer, pois você vai depender de orientações de terceiros, e aí você vai cair no golpe da modernidade e procurar uma carinha conhecida no youtube porque você tem preguiça de ler, todos passamos por isso. Então, veja o que seu coração mandar. Mas agora que vem a parte importante, veja, mas não confie em ninguém (sim, seja paranoico.)  Quando for assistir a algo, ler algum texto, procure as fontes que esse conteúdo utiliza. Se o maluco mete um "confia", não confie, sempre ache as referências. Se o cara não der, ignore o conteúdo e passe pra outro. É bem simples, na verdade. O que mais tem é gente falando que Gygax disse isso, que Crawford disse aquilo. Se não falar a página e o livro, dê dislike. 

Resumindo. Ao consumir conteúdo, procure por fontes, links originais do que está sendo dito, leia os links e forme sua própria opinião.

3 - Fuja de promessas que estão para além da proposta do jogo, que deve ser sempre... jogar. Duh!

Se tentarem te pegar por elementos que não sejam o próprio jogo, fuja como o povo fugiu do orkut (não sabe o que é? siga o conselho 2, pesquise e confirme por fontes). RPG  é sobre jogar RPG, sem mais, nem menos. Se te venderem RPG por algo que não seja as regras, pode saber que tem golpe. Se te oferecerem aquela ideologia política bacana que você concorda muito no Twitter (kkkk não mais lá ) e não o produto que estão de fato vendendo, que é RPG, corra. Se estão te vendendo aquela arte maneira e layout brilhante que não são as regras de jogo para aplicar em mesa, corra. Se estão te empurrando aquelas miniaturas 3d super legais e não aquela mecânica necessária pra tornar o jogo um jogo, corra. Se tão te vendendo aquela pessoa famosa ou bem vista pelo seu grupinho descolado na capa e não o produto que é literalmente o que você quer comprar, que é RPG, corra. Se estão te oferecendo várias vantagens que não seja o próprio jogo para ser jogado, apenas vaze. Não seja trouxa. Eu sei, é tentador ser trouxa, eu sou bastante, já fui mais, mas enfim, tente não ser. É igual parar de beber coca cola, ninguém quer, mas precisa, pois os ossos não aguentam. No caso de RPG, é espaço que não aguenta, é carteira que não aguenta, é cônjuge que não aguenta. Para de fazer sua figura parental de referência chorar no banho, seja esperto.

4 - Resista e não procure saber o que o autor do RPG que você gostou fez em 1997 na boate com aquele moreno charmoso.  E se procurar, tente tomar decisões informadas e siga o bom senso. 

Olha, eu entendo, você não quer financiar genocídios, desmatamento ou quem lambe corrimão, eu entendo perfeitamente. Você está no seu absoluto e total direito. Mas precisamos aprender a separar as coisas. Nenhum ser humano é perfeito, alguns são literalmente criminosos, eu sei. Mas outros só tem opiniões bosta mesmo, ou tiveram, ou terão. Mas ele fala disso nos livros? Só cita no contexto da ficção? Ou faz apologia a crimes? Se sim, para algum desses, não compre. E quando couber o caso, denuncie pelos meios cabíveis.  Simples. Se fala nos livros sobre comer batata frita com sorvete e você odeia isso, para que você vai militar pra não comprarem o livro do cara nos esgotos da internet só pelo seu gosto individual? Então, resista. Quando chegar ao ponto de achar aquele sistema/suplemento de RPG realmente bacana, compre pelo que ele é. Não pelo que falam do autor na internet baseado em boatos, inveja, gosto pessoal imposto na comunidade e etc. Tem babaca com talento por aí. babacas precisam se alimentar. E ser babaca não é crime. Ainda.  Então, se for pesquisar vida pessoal alheia, pelo menos ache fontes confiáveis (ou seja, com provas inquestionáveis) antes de rejeitar um produto de RPG decente só porque o purpleballlicker362412 do reddit disse que o autor o fez chorar por um comentário contra cachorrinhos online e que isso o torna "literalmente Hitler" do RPG indie. 

5 - Ignore grandes premiações. 

Essa é a mais simples. Ignore completamente concursos famosos. Todo mundo sabe que Oscar é um lixo e que ignora os filmes realmente bons, por que seria diferente com RPGs? Apenas ignore. O queridinho do ano sempre dura isso, um ano, antes do próximo queridinho aparecer e assim sucessivamente até o final dos tempos. Lembra do conselho 3? Não volte pro Orkut, digo, não seja trouxa.

6 - Não tenha medo de ler. Especialmente blogs e forums. 

Eu sei, eu odeio reddit. e não recomendo de maneira alguma pra ninguém. Mas não é só dessa lama que vivem os fóruns de internet. Talvez você ache algo pro seu estilo de jogo, quem sabe, se procurar bem. Mas leia fórums. Não só um, não só uma thread. Com o tempo, você vai achar algum fórum decente pro estilo e e sistema que você curta e ler diversas opiniões lá sobre eles, sobre produtos e etc. Leia blogs também. Assim você vai reconhecendo nomes, autores, opiniões alinhadas com a sua. Geralmente produtos bons de RPGs começam em blogs. Pois os autores trocam ideia com a comunidade, eles jogam muito (veja a próxima dica). E, lembrando de todas as dicas anteriores, você vai conseguir começar a filtrar melhor as opiniões e quem está dando elas. 

7 - Compre coisa testada, procure "playtesters" nos livros, leia reviews. 

Todo bom produto de RPG foi testado. Lembra aquela porcaria injogável que você comprou ano passado? Então, definitivamente não foi testada. E, por testar, eu digo com grupos de pessoas, não com sua avó e seu irmão, não solo. E extremo cuidado com reviews. Seja em blog, vídeos ou fórums. O que mais tem é gente que não sabe de absolutamente nada, não tem tempo de jogo, não tem experiência nenhuma, mas adoram bancar de experts online. Quando o cara fizer review, veja se ele detalha o produto, ou se só fica usando palavras bonitas pra descrever como ele é bom ou ruim. Veja se ele jogou, se testou, se ele compara com outra coisa que jogou ou testou muito. Seja atento e não confie só em um review.

8 - Cuidado com os aficionados de um sistema só. 

Sabe aquele maninho do discord que coloca o sistema/estilo/autor no nome? Que não pode ver uma brecha na conversa sobre como o dia tá quente pra falar do sistema/estilo/autor predileto dele? Então, eu valorizo muito paixão, a pessoa apaixonada move montanhas, mas também se cega fácil e costuma ser um porre em festa. Então se liga nisso. Respeite o calor da paixão alheia, mas saiba diferenciar alguém com boas recomendações de alguém te convidando pra seita.

9 - Não deixe opinião alheia te desanimar. 

Como disse acima, vai ter sempre os fanáticos. Vai ter sempre alguém que prefere A e não consegue aceitar que o resto do alfabeto existe no mundo. Vai ter gente que vai desmerecer qualquer coisa, pois detesta a vida de maneira geral e vai querer que todos sofram como ele. Normal, acontece. Mas não deixe pessoas que não compartilham do seu gosto te desanimar. Como tenho dito por todo esse texto, tenha pensamento crítico, absorva o que preste, ignore o resto. Mas não seja também o militante chato que força aos outros o que você gosta.Ou seja, "seje" água.

10 - Não desista do hobby porque caiu em golpe. 

 Por último, só pra fechar uma dezena e porque eu tô com fome. Não desista do hobby porque foi trouxa uma vez, ou cinco, ou dez. Todo mundo cai em golpe, não tem jeito. Mas é isso, eu tenho porcaria na prateleira aqui me encarando a cada coisa boa que compro, me lembrando de meu passado, de meus erros. Mas pra isso que erros servem, para serem evitados no futuro. E, detalhe, não tente empurrar o lixo que você comprou pra outras pessoas, pelo menos não cobre por isso. Já caí em golpe de gente que sofreu golpe antes. Isso é muito feio, não faça isso. Aceite os livros de 5e que você comprou, apenas aceite.

...

No mais, se eu lembrar de algo  eu coloco aqui futuramente. Se não, foram essas as dicas/conselhos pra não cair em golpe de RPG na internet.  Eu sei, você já vai correr e cair em um golpe nesse momento né? Aquele financiamento de JRPG que promete a experiência definitiva darksouls  com waifu pillow tá no fim e você não pode perder essa né? Eu sei. Vai lá, Mas não desista. No futuro você será mais forte, eu acredito nisso.

Texto originalmente postado em JACA e https://dustdigger.blogspot.com/2024/09/como-nao-cair-em-golpe-na-internet-no.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comentário: Fundamentos No Artpunk e como isso não vai estragar seu jeitinho punk de ser. (fora do jogo)

Sistema: OSRIC (Old School Reference and Index Compendium)

Considerações na hora de montar uma mesa de RPG