Sistema: Hyperborea (AS&SH)

HYPERBOREA é um jogo de RPG de espadas, feitiçaria e fantasia científica estranha. É baseado numa miríade de edições de oldschool DnD. O alicerce do jogo se sustenta no Basic do Holmes com a sustância do ADnD1e. Você tem um jogo com estrutura simples, mas com muito conteúdo e complexidade do ADnD. Além de classes no estilo class kits da 2e.  

Os  PC's de HYPERBOREA exploram masmorras, fronteiras selvagens e perigosas; investigam ruínas antigas e túmulos amaldiçoados. 

HYPERBOREA está muito atrelado a seu cenário, que é um reino de "terra plana" cercado pelo místico boreas ("Vento Norte"), e sob a luz escarlate de um sol inchado e moribundo, seus mares turbulentos derramam-se eternamente sobre o limite do mundo. Este mundo está em um estado perpétuo de decadência e é povoado por homens e mulheres desarmoniosos, monstros hostis e seres estranhos e alienígenas. 

O cenário é adaptável e pode ser usado independentemente ou em conjunto com outros milieux, publicados ou caseiros.

Os milieu de HYPERBOREA são inspirados pela literatura fantástica de Robert E. Howard, H.P. Lovecraft e Clark Ashton Smith. Outros autores inspiradores incluem Edgar Rice Burroughs, Fritz Leiber, Abraham Merritt, Michael Moorcock, Jack Vance e Karl Edward Wagner. As regras e convenções de HYPERBOREA são baseadas no jogo de fantasia original de 1974, conforme concebido por E. Gary Gygax e Dave Arneson.

Quatro classes principais (guerreiro, mago, clérigo, ladrão) e 22 subclasses estão disponíveis para jogar. Cada classe de personagem (e subclasse) é apresentada até o 12º nível de experiência.

É um dos melhores jogos originais que surgiram graças ao movimento OSR. Compensa demais pela sua originalidade e qualidade geral. Há vários módulos que se passam no cenário também. Então dá pra jogar de boa por anos com o conteúdo que já tem disponível. O sistema atualmente está em sua terceira edição. 

A seguir as classes que o sistema oferece:

CLASSES PRINCIPAIS

Guerreiro: Um guerreiro de elite e técnico de batalha, como um espadachim, arqueiro ou lanceiro.

Mago: Um feiticeiro taumaturgo que estuda fórmulas arcanas e lança feitiços.

Clérigo: Um feiticeiro eclesiástico armado e protegido que canaliza o divino.

Ladrão: Um espadachim astuto e ágil, possuidor de inúmeras habilidades especializadas.


SUBCLASSES DO GUERREIRO

Bárbaro: Um guerreiro das terras selvagens, possuidor de instintos ferozes e supremacia na natureza.

Berserker: Um soldado de choque em fúria, famoso pela raiva descontrolada em batalha.

Catafrato: Um cavaleiro blindado, comprometido, soldado e elite guerreira.

Caçador: Um guerreiro da selva que se gloria na caça e domina as feras.

Paladino: Um campeão honrado que luta por justiça e pela Lei.

Patrulheiro: Um guerreiro das fronteiras, pioneiro e inimigo de horrores de outro mundo.

Feiticeiro Guerreiro: Um guerreiro que entrelaça aço e feitiçaria de maneira intercambiável.


SUBCLASSES DO MAGO

Criomante: Um feiticeiro especializado que domina os poderes elementares do frio e do gelo.

Ilusionista: Um feiticeiro que evoca fantasmas, manipula sombras e dobra mentes.

Necromante: Um feiticeiro maligno que pratica magia negra e se comunica com os mortos.

Piromante: Um feiticeiro especializado que domina os poderes elementares do calor e do fogo.

Bruxa: Um feiticeiro que prepara poções, lê presságios, lança feitiços e faz maldições.

SUBCLASSES DO CLÉRIGO

Druida: Um feiticeiro místico empoderado por espíritos ancestrais, elementares e animistas.

Monge: Um sacerdote-guerreiro que busca a maestria física, espiritual e mental.

Sacerdote: Um feiticeiro de grande capacidade de lançar feitiços eclesiásticos e favores divinos.

Gravador de Runas: Um guerreiro místico que grava feitiços rúnicos em ossos, metal, pedra e madeira.

Xamã: Um espiritualista primal que pratica tanto a feitiçaria eclesiástica quanto a taumaturgia.


SUBCLASSES DO LADRÃO

Assassino: Um ladrão especializado em assassinato, subterfúgio, disfarce e intriga.

Bardo: Um guerreiro, erudito, feiticeiro, trapaceiro e tecelão de letras e músicas encantadas.

Prestidigitador: Um ladrão hábil que pratica a feitiçaria taumaturga de um mago.

Ladrão Sagrado: Um ladrão consagrado que pratica a feitiçaria eclesiástica de um clérigo.

Batedor: Um espião levemente armado, coletor de inteligência e explorador subterrâneo.

Material tirado da pag. oficial do KS e outros locais. 

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