Sistema: Hyperborea (AS&SH)
HYPERBOREA é um jogo de RPG de espadas, feitiçaria e fantasia científica estranha. É baseado numa miríade de edições de oldschool DnD. O alicerce do jogo se sustenta no Basic do Holmes com a sustância do ADnD1e. Você tem um jogo com estrutura simples, mas com muito conteúdo e complexidade do ADnD. Além de classes no estilo class kits da 2e.
Os PC's de HYPERBOREA exploram masmorras, fronteiras selvagens e perigosas; investigam ruínas antigas e túmulos amaldiçoados.
HYPERBOREA está muito atrelado a seu cenário, que é um reino de "terra plana" cercado pelo místico boreas ("Vento Norte"), e sob a luz escarlate de um sol inchado e moribundo, seus mares turbulentos derramam-se eternamente sobre o limite do mundo. Este mundo está em um estado perpétuo de decadência e é povoado por homens e mulheres desarmoniosos, monstros hostis e seres estranhos e alienígenas.
O cenário é adaptável e pode ser usado independentemente ou em conjunto com outros milieux, publicados ou caseiros.
Os milieu de HYPERBOREA são inspirados pela literatura fantástica de Robert E. Howard, H.P. Lovecraft e Clark Ashton Smith. Outros autores inspiradores incluem Edgar Rice Burroughs, Fritz Leiber, Abraham Merritt, Michael Moorcock, Jack Vance e Karl Edward Wagner. As regras e convenções de HYPERBOREA são baseadas no jogo de fantasia original de 1974, conforme concebido por E. Gary Gygax e Dave Arneson.
Quatro classes principais (guerreiro, mago, clérigo, ladrão) e 22 subclasses estão disponíveis para jogar. Cada classe de personagem (e subclasse) é apresentada até o 12º nível de experiência.
É um dos melhores jogos originais que surgiram graças ao movimento OSR. Compensa demais pela sua originalidade e qualidade geral. Há vários módulos que se passam no cenário também. Então dá pra jogar de boa por anos com o conteúdo que já tem disponível. O sistema atualmente está em sua terceira edição.
A seguir as classes que o sistema oferece:
CLASSES PRINCIPAIS
Guerreiro: Um guerreiro de elite e técnico de batalha, como um espadachim, arqueiro ou lanceiro.
Mago: Um feiticeiro taumaturgo que estuda fórmulas arcanas e lança feitiços.
Clérigo: Um feiticeiro eclesiástico armado e protegido que canaliza o divino.
Ladrão: Um espadachim astuto e ágil, possuidor de inúmeras habilidades especializadas.
SUBCLASSES DO GUERREIRO
Bárbaro: Um guerreiro das terras selvagens, possuidor de instintos ferozes e supremacia na natureza.
Berserker: Um soldado de choque em fúria, famoso pela raiva descontrolada em batalha.
Catafrato: Um cavaleiro blindado, comprometido, soldado e elite guerreira.
Caçador: Um guerreiro da selva que se gloria na caça e domina as feras.
Paladino: Um campeão honrado que luta por justiça e pela Lei.
Patrulheiro: Um guerreiro das fronteiras, pioneiro e inimigo de horrores de outro mundo.
Feiticeiro Guerreiro: Um guerreiro que entrelaça aço e feitiçaria de maneira intercambiável.
SUBCLASSES DO MAGO
Criomante: Um feiticeiro especializado que domina os poderes elementares do frio e do gelo.
Ilusionista: Um feiticeiro que evoca fantasmas, manipula sombras e dobra mentes.
Necromante: Um feiticeiro maligno que pratica magia negra e se comunica com os mortos.
Piromante: Um feiticeiro especializado que domina os poderes elementares do calor e do fogo.
Bruxa: Um feiticeiro que prepara poções, lê presságios, lança feitiços e faz maldições.
SUBCLASSES DO CLÉRIGO
Druida: Um feiticeiro místico empoderado por espíritos ancestrais, elementares e animistas.
Monge: Um sacerdote-guerreiro que busca a maestria física, espiritual e mental.
Sacerdote: Um feiticeiro de grande capacidade de lançar feitiços eclesiásticos e favores divinos.
Gravador de Runas: Um guerreiro místico que grava feitiços rúnicos em ossos, metal, pedra e madeira.
Xamã: Um espiritualista primal que pratica tanto a feitiçaria eclesiástica quanto a taumaturgia.
SUBCLASSES DO LADRÃO
Assassino: Um ladrão especializado em assassinato, subterfúgio, disfarce e intriga.
Bardo: Um guerreiro, erudito, feiticeiro, trapaceiro e tecelão de letras e músicas encantadas.
Prestidigitador: Um ladrão hábil que pratica a feitiçaria taumaturga de um mago.
Ladrão Sagrado: Um ladrão consagrado que pratica a feitiçaria eclesiástica de um clérigo.
Batedor: Um espião levemente armado, coletor de inteligência e explorador subterrâneo.
Material tirado da pag. oficial do KS e outros locais.
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