Mas e aí, como me educar então, falastrão? (Em OSR Clássico, CAG.)
Com o comentário genérico fora do caminho, qual seria o caminho ideal para o iniciante em OSR e CAG se informar e fazer escolhas conscientes para sua mesa? Ah, essa é fácil!
-Primeiro, leia os textos dessa lista de maravilhas traduzidas pelo Dustdigger dos expoentes nos estilos propostos (opinião pessoal, claro)
Esses textos foram selecionados e traduzidos como sendo os essenciais para iniciantes que estão chegando nesses estilos de jogo ou que se sentem confusos com as informações difusas espalhadas por aí sobre o hobby. Há muita desinformação, oportunismo e malícia nesse hobby, como em qualquer outro, não se sinta especial. Então é de extrema importância se informar com quem sabe. E quem sabe demonstra expondo seu ponto e este fazendo sentido. Então leia os posts, reflita sobre o conteúdo, aplique na prática e traga dúvidas para discussão.
-Segundo, escolha um Sistema clássico (ou retroclone). Leia, releia, aplique em mesa. Solo, em grupos pequenos, médios ou grandes. Jogue, jogue muito.
Os sistemas clássicos são:
-OD&D com ou sem os suplementos, é a caixa de ferramentas original. De longe não é um sistema fechadinho e coerente, por isso o termo caixa de ferramentas. São várias ferramentas espalhadas para cada Mestre definir o que vai usar e aplicar em seu jogo, ou não; como vai usar e em qual profundidade vai customizar, acrescentar, ignorar seu conteúdo para tornar sua mesa de jogo sua, personalizada. É disso que se trata o Quickprimer do Finch, foi o OD&D que ele usa de referência para seu Rulings not Rules e outros termos repetidos ad nauseum por aí, pela versatilidade que o sistema possibilita.
-AD&D1e. Os 3 cores, a princípio, Acrescente MMII (Monster Manual II) e FF (Fiend Folio) se quiser mais monstros e o UA (Unearthed Arcana) só se sentir ousado e já entender os princípios de jogo, para saber separar o joio do trigo no livro. O sistema tem Avançado no título não é sem motivo. Se você quer um sistema robusto, avançado, o D&D em seu auge, esse é o sistema para você. Mas dá trabalho, exige muita leitura, discussão e aplicação em jogo. Mas a experiência é inigualável se você quer de verdade jogar D&D em todo seu potencial.
Mas os clássicos podem ser confusos e difíceis de digerir para um completo iniciante. Então, temos os retroclones para ajudar nisso.
-S&W Em sua versão mais recente, Swords&Wizardry demonstra ser a melhor opção para um iniciante em D&D clássico que queira jogar sem perder nada do jogo original sem arrancar os cabelos. O Finch fez um excelente trabalho em um texto claro, enxuto e completo sobre o jogo. Tem todas as classes dos extras, as raças, em um pacote claríssimo que ensina a qualquer um a jogar. É o retroclone definitivo para o iniciante, na minha opinião (OSE enthusiasts, lamento. Mas é a verdade.)
- OSRIC Não é apenas um retroclone de 1e, foi o primeiro e é o que serve de base para todos os melhores módulos lançados para 1e na onda OSR e depois. Vai entrar na terceira edição em 2025, mas a segunda já é excelente para as mecânicas fundamentais da 1e em um pacote fácil e direto de entender. É a melhor porta de entrada para o universo definitivo de D&D.
Menções honrosas:
-B/X e seus retroclones (Labyrinth Lord, OSE e etc) é o D&D em sua versão mais resumida possível, só com o mais absoluto essencial para ser considerado D&D. Dá para ser jogado, mas se um palito de mecânica for retirado de sua estrutura, ela desmorona, deixa de ser D&D. Isso torna o jogo mais fácil de entender, mas falta muita coisa que torna o jogo viável a longo prazo. Não está recomendado nos sistemas acima por isso e por ter diferenças que podem tornar a reaprendizagem depois mais custosa. Mas na falta de outras opções, são úteis. (Por via de regra, ignore qualquer coisa feita pela OSR moderna que não sustente os fundamentos essenciais de D&D. Se tiver menos que B/X, não é D&D)
Alternativas que acrescentam muito ao jogo sem desviar da proposta:
-SVoZ OD&D se fosse inspirado nas Mil e Uma Noites, com mecânicas criativas que não distraem da beleza do original e agregam ao jogo.
-ACKS2 Sistema robusto, baseado no B/X mas com tantas novas mecânicas e conteúdo detalhadíssimo que produz um jogo mais simulacionista do que D&D jamais propôs a ser. Todas as dúvidas que você pode ter a respeito de minúcias do jogo, ACKS responde. Não de forma concisa e você pode não gostar, mas responde.
-LotFP Na minha humilde opinião, a melhor versão do B/X. Original, visceral, traz novas mecãnicas que agregam ao jogo e possui uma personalidade única. Há uma infinidade de módulos, alguns excelentes, outros excrementos, mas todos únicos.
-Hyperborea Um golem de clone, com elementos de B/X, outros de AD&D (1&2e), Hyperborea é o melhor jogo de conan sem ser conan que você jogará. É S&S na veia, com inúmeros kits de classe, magias e monstros típicos e um cenário fortemente inspirado em Clark Ashton Smith, Lovecraft e Howard. Muito bom se você quer jogar D&D mas com um twist.
-Terceiro, na aba do lado esquerdo desse blog, tem uma lista de links/blogs para você se deliciar (mas precisa ter certa capacidade de leitura da lingua inglesa)
OSR tem 2 décadas, O hobby tem 50. Esses blogs/foruns listados são de pessoas que jogam e criam conteúdo para D&D por décadas. Gente que nunca abandonou o hobby, não são turistas, são apaixonados e demonstram isso na qualidade do material/reflexões que produzem. Merecem atenção, merecem respeito. Altamente recomendados.
-E em quarto lugar, entre com a mão na JACA, participe das discussões, traga dúvidas, conteste verdades do hobby. Faça acontecer. Seja bem vindo.
O servidor é pequeno, mas permite todo tipo de discussão no que concerne o hobby de D&D clássico e derivados. Leia as regras, venha conversar, tirar dúvidas, dar opinião etc, etc.
E é isso. Se houver algo a acrescentar que eu me lembre posteriormente, postarei aqui. Qualquer dúvida, favor usar os comentários.
Comentários
Postar um comentário